Shape your future web project with sharp design and refine coded functions.

Soluções

Sistemas de Terras e Proteção Contra Descargas Atmosféricas

As redes de terra assumem um papel fundamental no funcionamento eficiente dos sistemas de proteção de pessoas e bens, razão pela qual deve ser objeto de um dimensionamento e execução com o máximo rigor. São a base de uma instalação elétrica, permitindo o escoamento de correntes indesejáveis ao sistema elétrico, provocadas por diferenças de potencial entre dois pontos, e garantem a segurança das pessoas, ao permitir tensões de passo e toque inferiores aos valores tolerados pelo corpo humano.

As descargas atmosféricas são descargas elétricas de grande extensão e de grande intensidade, que podem atingir as 200kA, num curto espaço de tempo (μs) e a ausência de um sistema de proteção adequado pode traduzir-se num risco elevado para pessoas, animais, edifícios e equipamentos eletrónicos, produzindo danos e consequências extremamente graves ou mesmo fatais para a vida de um ser humano.

Os Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas têm tido uma evolução tecnológica de grande relevo, o que inclusivamente originou a revisão da norma Portuguesa NP 4426, bem como a introdução de uma nova norma Angolana, a NA 33/2014. A Fénix Silver Electrical, acompanhando este desenvolvimento, incluiu na sua oferta novas soluções e tecnologias. 

Para-Raios ionizante Ioniflash Mach 60

O Ioniflash Mach é um para-raios inovador cujo elemento diferenciador e fundamental é a sua geometria, que permite melhorar significativamente o tempo de avanço à ignição.
Isto significa que o Ioniflash Mach tem a capacidade de antecipar a emissão do traçador ascendente na presença de um campo elétrico que precede uma descarga, permitindo assim a formação de um canal ionizado e um caminho para essa descarga. Chama-se a esta capacidade o tempo de avanço à ignição Delta T, sendo um dos principais parâmetros que determinam o raio de proteção.
O Ioniflash Mach está testado em laboratórios europeus com um Delta T = 135 µs e encontra-se em conformidade com as normas NP4426:2013, NFC17-102 e UNE21186

  • Fiabilidade
    Construído com materiais de elevada qualidade (aço inox 316L)h
  • Tempo de avanço à ignição
    Tempo de avanço à ignição: De acordo com as normas NP4426:2013, NFC17102:2011 3 UNE21186:2011.g
  • Teste de corrente
    200 kA na onda 10/350µs
  • Ensaio em condições de chuva
    ≥ 97%, IEC 60060-1
  • Garantia
    Com provas dadas no mercado, a nova versão do Ioniflash Mach 60 tem uma garantia de 10 anos.
  • O nosso compromisso
    Continuar a proteger as suas instalações com um para-raios único, com provas dadas em termos de segurança e fiabilidade. 

Para-Raios ionizante IoniflashConnect

O Ioniflash Connect é um para-raios único e diferenciador, com avanço à ignição de 60μs, testado até 200 kA (na onda 10/350μs). O seu tempo de avanço à ignição significativamente melhorado é concedido única e exclusivamente pela sua geometria. Esta característica confere-lhe uma elevada fiabilidade e durabilidade.

  • Controlo
    Com dispositivo de teste eletrónico para confirmar o bom funcionamento do captor.
  • Comunicação Bluetooth
    Comunicação bidirecional através de smartphone e aplicação do fabricante.
  • Manutenção
    Facilita o cumprimento da periodicidade de manutenção, de acordo com as recomendações da NP 4426:2013. A bateria do sistema de teste é recarregada através de painel solar.
  • Fiabilidade
    Construído com materiais de elevada qualidade, garantindo a durabilidade e fiabilidade do sistema.
  • Vida útil
    Até 25 anos
  • Tempo de avanço à ignição
    De acordo com a NP 4426:2013, NA33/2014, NFC 17102:2011
    e UNE 21186:2011.
  • Teste de corrente
    200kA na onda 10/350µs
  • Teste de compatibilidade eletromagnética
    em ambiente industrial (EN 50164)
  • Condições de chuva
    Isolamento igual ou superior a 97%. IEC 60060-1

Contador de descargas I FLASH REPORT

ACS310

O contador de descargas tem um papel fundamental no sistema de proteção contra descargas atmosféricas, com vista ao cumprimento da periodicidade de manutenção, de acordo com as recomendações da NP 4426 “Proteção Contra Descargas Atmosféricas – Sistemas Com Dispositivo de Ionização Não Radioativo”.

O I FLASH REPORT permite-lhe monitorizar a sua instalação registando o número de raios que atingiram o sistema de proteção, bem como a data, hora e intensidade de corrente de cada impacto. Todos estes dados podem ser acedidos localmente, bem como descarregados para o seu telemóvel através de comunicação Bluetooth e da aplicação da France Paratonnerres. 

Gaiola de Faraday

A Gaiola de Faraday é composta por um emalhado de condutores que envolvem toda a estrutura a proteger, complementada com vários captores e múltiplas baixadas que se interligam com a rede de terra. A Gaiola apresenta apenas elementos passivos, ou seja, sem qualquer elemento com avanço à ignição.
As soluções que comercializamos garantem o cumprimento dos elevados padrões internacionais de qualidade e facilidade de montagem, permitindo a redução do tempo de instalação. Dispomos de diversos acessórios para montagem de Gaiolas de Faraday em diferentes materiais e em conformidade com a EN62305. 

Deteção de Trovoadas – TITAN II

O sistema de deteção de trovadas é uma ferramenta crucial na prevenção de possíveis danos provenientes das descargas atmosféricas.
O sistema TITAN II é composto por um sensor de medição de campo e uma consola de monitorização. O sensor instalado no exterior deteta a variação do campo eletromagnético que se forma antes da ocorrência de uma descarga atmosférica. 

Os dados são enviados para a consola de monitorização instalada no interior, que em função do nível de alerta estabelecido, emite um alerta visual e/ou sonoro.
A sua utilização permite prever a ocorrência de uma descarga atmosférica e antecipar a tomada de medidas de precaução nas instalações:

  • Prevenir riscos laborais
  • Suspender trabalhos ou atividades ao ar livre
  • Suspender ou adiar operações perigosas
  • Desligar equipamento eletrónico
  • Ativar sistemas de energia auxiliares
  • Alertar pessoas para a evacuação
Cobre

Condutores para rede
de terras e SPDA

Grande parte da viabilidade do sistema de proteção contra descargas atmosféricas passa pela correta escolha dos condutores, uma vez que têm a função de escoar a corrente proveniente de uma descarga atmosférica pelo interior ou pelo exterior dos edifícios até à rede de terras. Tanto os condutores de baixada, como os condutores que constituem a rede de terras necessitam de ser robustos o suficiente para que ao longo do tempo não sofram danos que irão diminuir a sua principal característica, ou seja, a condução eficaz da corrente elétrica.

Comercializamos condutores com diferentes formatos (circular e retangular) e tipos de materiais (aço cobreado, aço galvanizado, cobre, cobre estanhado, cobre nú) e ainda condutores isolados. 

ligações Cobre

Soluções de ligação

Tal como os captores, também os acessórios estão sujeitos aos fatores ambientais e funcionais, tendo ainda de ser interligados com todos os outros componentes, tornando o sistema homogéneo.
Comercializamos gama completa de acessórios para todos os tipos de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas e redes de terras, dotada de acessórios de variados materiais e formas de aplicação.
Na nossa oferta de produtos fazem parte uma basta gama de ligadores por aperto mecânico, ligadores em C e soldaduras aluminotérmicas. 

Eletrodos Terra

Elétrodos de Terra

Os elétrodos de terra são materiais fundamentais na execução de um bom sistema de terra. As soluções que comercializamos apresentam-se em vários formatos, nomeadamente elétrodo em vareta (ou piquet) ou chapa de terra e em diversos tipos de materiais, destacando em aço cobreado, aço galvanizado, cobre, grafite, aço inox.

Soluções de Melhoramento de sistema de terras

A rede de terras assume um papel essencial na proteção de pessoas, ao permitir valores de tensão de toque e passo inferiores aos valores tolerados pelo corpo humano, efetuando o escoamento de correntes indesejáveis ao sistema elétrico. É por este motivo que a regulamentação em vigor define valores máximos toleráveis para a sua resistência. A grande maioria dos solos com valores de resistividade muito elevados tornam bastante difícil obter e/ou manter os valores de resistência dentro destes limites.
Após a construção de uma rede de terras, o processo de melhoria da mesma implica a realização dos trabalhos de construção civil e de eletricidade. Com as nossas soluções de melhoramento de terras pretendemos facilitar e muito este processo.

TerraActive

TerrActive

TerrActive é um líquido ativador de terras, com a capacidade de melhorar a resistividade do terreno, aumentando a sua condutividade. Os estudos efetuados comprovam que com a sua aplicação é possível melhorar os valores de resistência de terra entre 50% a 90%. Os resultados alcançados dependem contudo, das características geotécnicas do solo onde a rede de terras se encontra instalada.

O procedimento é extremamente fácil, uma vez que o TerrActive só necessita de ser agitado antes de ser aplicado sobre o elétrodo instalado no terreno, sem nenhum procedimento adicional. Em instalações existentes basta aplicar o TerrActive diretamente nas caixas de visita dos elétrodos. Por ser líquido consegue penetrar rapidamente no solo, diminuindo significativamente os valores de resistividade, aumentando a condutividade do terreno e melhorando os valores de resistência de terra. 
Trata-se de um produto de fácil aplicação, não é contaminante para os solos nem corrosivo para os elétrodos. 

GEM

GEM

GroundEnhacement Material (GEM) é outro produto para melhorar os valores de resistência de terra, graças à sua elevada condutibilidade. Depois de instalado não necessita de manutenção nem de presença de água para manter a sua condutibilidade.

O GEM garante a redução do valor da resistência de terra durante o tempo de vida da instalação, mesmo em condições de seca. O material constituinte do GEM não se decompõe nem dissolve ao longo do tempo, não requer qualquer manutenção periódica para substituição ou adição do material e não depende da existência permanente de água para garantir uma elevada performance. Outra característica igualmente importante é o facto de ser “amigo do ambiente”, o GEM não contamina a água ou o solo envolvente. 

Descarregue
Catálogo
fse